1) Coleta de informações em jornalismo online
Significa incorporar dados, fatos e descrições a uma noticia, evento ou situação considerada relevante.
Em cada frase deve haver pelo menos um dado, estatística, comparação ou referência. Sem isto a frase fica geral e vazia de informação
Não é uma exclusividade do jornalista. No caso dele é um obrigação. No caso do comunicador é uma prestação de serviços à comunidade.
Todos nós somos garimpeiros de informações porque elas são importantes para as pessoas que nos cercam e para nós mesmos.
Nós só acreditamos naquilo que é ou parece ser u ma evidência, uma prova. Os números tem o poder de condensar, resumir provas ou evidencias. Ex- muitos acidentes / 18 acidentes por dia.
O Blog é uma ferramenta de trabalho. Vocês estão fazendo um curso de comunicação em mídia eletrônica, e uma disciplina chamada jornalismo online. Então vamos ter que exercitar isto. Se trata de fazer para conhecer e depois decidir se vai ou não continuar a praticar o jornalismo online.
Os blogs dos alunos mostram no geral uma falta de detalhes, de pesquisa, em suma falta de trabalho de busca de informações.
O desafio agora é buscar informações
Exemplos de textos nos blogs:
É um caos para quem mora no Santa Mônica e ter que acessar a Av. Madre Benvenuta nos horários de pico: meio dia e seis horas da tarde. Todos estão com pressa para chegar ao trabalho ou em casa e a paciência de esperar e dar passagem para o próximo não existe nessas horas, aí acontecem os acidentes automobilísticos.
Por ser situado num lugar previlegiado, foi tomado por prédios e houve uma explosão de moradores trazendo transito, violencia, aumento no preço de imóveis, problema de infro-estrutura.
Ambos faltam dados.
Informação para quem já mora no local. Aquilo que todo mundo já conhece não motiva e mobiliza vizinhos.
2) Atividade participativa
Cada aluno fala sobre os problemas enfrentados na produção do blog pessoal, analisando a sua produção a partir dos pontos levantados pelo professor na aula de hoje. Os demais alunos fazem sugestões sobre como as dificuldades podem ser resolvidas (tomando é claro a sua situação pessoal como referência).
3) Exercícios
a) Analisar os blogs de colegas fazendo sugestões de melhora no texto e na apresentação postar no comentário do blog selecionado e mandar email para castilho.aulas@gmail.com , dizendo qual foi o blog comentado. (15 minutos)
b) Ler este texto e fazer uma pesquisa na Web para completar dados (dica texto tirado da revista Época)
Os biocombustíveis existem desde a descoberta do fogo, na alvorada da espécie humana. Pareciam condenados a se tornar um anacronismo quando o petróleo começou a jorrar comercialmente, pouco mais de cem anos atrás. Mas, à medida que extrair do subsolo a matéria-prima da civilização do automóvel passou a exigir perfurações cada vez mais profundas, os biocombustíveis se tornaram a melhor oportunidade de sucesso econômico do Brasil em muito tempo.
Os fatos favorecem o Brasil. A cana de açúcar ocupa pouco espaço do território nacional, uma fração da superfície cultivada pela soja. Quando o programa de estimulo à produção de álcool foi lançado, o Brasil já produzia muita cana de açúcar numa área razoável. A partir daí, a safra aumentou muito enquanto a área plantada crescia menos. O aumento da produtividade foi uma conseqüência de investimentos. (Postar no blog pessoal) (30 minutos)
4) Cobertura Feira do Empreendedor
a) Marcar dia, hora e tema do trabalho de cada aluno.
b) O aluno deve se preocupar em recolher os seguintes dados sobre o tema que lhe tocar: descrição do tipo de evento, dar total de participantes, entrevista curta com o professor responsável pelo evento, perguntando qual o objetivo do mesmo, entrevistar algum assistente perguntando sobre o que mais lhe chamou a atenção.
c) Texto completo 300 palavras
d) O texto pode ser feito em casa ou na aula de terça feira dia 26/8. Quem fizer em casa basta ir a aula e entregar o texto para obter presença.
e) Os textos devem ser produzidos em Word ou equivalente (Writer do Open Office) em fonte Verdana tamanho 10.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário