terça-feira, 2 de setembro de 2008

Aula 1/9 Convergência, cross mídia e multimídia

1) Definições básicas

Convergência – é a coordenação entre vários canais de comunicação (jornal, radio, TV e Web) para oferecer uma cobertura jornalística integrada, a partir de diferentes empresas ou organizações. É o produto

Cross mídia (cruzamento de mídias) ou transmidia – é o desenvolvimento de uma narrativa levando em conta as especificidades de cada canal de comunicação. É o método.

Multimídia – é especifico da web, o único dos canais de comunicação capaz de englobar texto, imagens, áudio e interatividade. É a convergência na Web usando técnicas de cross mídia.

2) Antecedentes

Uma história/um veiculo – Paulo Coelho escreve; os grafiteiros pintam; Steve Spielberg filma; Madonna, canta.

Uma história/vários veículos – cross mídia - Matrix

Várias histórias/vários veículos - Jogos online , multimídia.


3) Convergência

1)O jornalismo do futuro nas grandes empresas de comunicação passa pela convergência de canais de comunicação.
2)Isto implica estruturas diferenciadas de produção, coordenação e profissionais capacitados;
3)Jornalista polivalente: produz, executa e edita conteúdos jornalísticos pensando em quatro canais de comunicação : texto, imagem (vídeo, foto, gráficos, animações), áudio e interatividade. A interatividade significa a capacidade de conversar com o público para transmitir informação e estabelecer as bases para uma autoria coletiva de conteúdos jornalísticos.
- Repórter polivalente – escreve, filma, fotografa, narra em áudio, entrevista, interage (responde emails, participa do Orkut ou do Second Life). Repórter mochila ou repórter abelha. Conhece Dreamweaver básico, Audacity, IrfanView, MovieMaker.
- Editor polivalente – Edita em vídeo, áudio, texto e é capaz de coordenar chats, fóruns e animar uma comunidade no Orkut, por exemplo). Conhece Dreamweaver avançado, Flash , Premiere, Final Cut, After Effects, Photoshop e Soundforge.
4)Novas funções do jornalismo convergente:
- Editor de notícias: tomar uma noticia e ver como ela será tratada em impresso, radio, televisão e internet.
- Editor de fluxo: ordenamento dos conteúdos passando de uma midia para outra
- Editor de conteúdos – contextualização, checagem de fontes e dados,
- Editor do formato final – Revisor, tradutor, pós produção em áudio e vídeo.
5)Redação 24/7 – quatro turnos;
6)Exige conhecimento detalhado de cada um dos canais de comunicação e de suas especificidades.

4) Cross mídia ou mídia cruzada
- Cruzamento parcial - Quando uma noticia ou reportagem inclui apenas alguns canais de comunicação como texto e fotos, ou um vídeo com áudio. Pode haver vídeo, áudio e interatividade (vídeo conferência ou vídeo entrevista).
- Cruzamento misto - Integrado , nos casos de uma narrativa usando texto, imagens, áudio e interatividade onde estes elementos ganham relevância de acordo com as exigências da ação. Não integrado, quando a narrativa usa um canal como base e os demais são inseridos como se fossem apêndices para detalhamento de informações.
- A grande exigência é um conhecimento de estruturas de narração. O que pode ser contado melhor em texto, áudio, vídeo ou infografico.
- A mídia cruzada pode ser usada em televisão (áudio, imagens), jornais (texto,fotos, infográficos), radio (áudio e interatividade) e na Web.
- Caso Matrix – filme, jogo, vídeo, livro

5) Multimídia

- A multimídia plena só é alcançada na Web porque, alem da mídia cruzada integrada, permite e narrativa não linear por meio dos hiperlinks e a participação direta do usuário que escolhe o roteiro de navegação. Incorpora componente lúdico.
- A principal exigência é conhecimentos de info-design, arquitetura da informação, roteiro não linear e produção colaborativa. Exigência técnica – de modelagem especial tipo 3 D e técnicas de animação.
- Jornalismo de imersão – O usuário assume o comando da narrativa por meio de uma navegação personalizada. Softwares tipo de realidade virtual.
- Games e info-design lúdico


6) Atividade participativa

Tema Comunidades Virtuais

Fato - Facebook conquista 150 mil novos usuários por dia e vira a nova moda em matéria de comunidades online. Ganha do MySpace e torna-se a maior comunidade virtual do mundo.

1) Grupo pesquisa informações - historia, características, diferenças, publico, atualizar dados sobre visitação, novos usuários, etc

2) Grupo pesquisa fotos e videos

3) Grupo pesquisa vídeos

4) Grupo pesquisa comunidades que discutem Facebook


Guardar este material em pen drive ou mandar os resultados por email para professor que colocará no blog da disciplina para que na próxima aula os alunos façam a montagem do projeto.

Nenhum comentário: